CIDADES
01.02 - 12h21min
A
A
A
Domingo grande procissão fluvial em celebração Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Camargo

Todas as atenções da comunidade católica do Noroeste do Paraná neste fim de semana estarão voltadas para o Balneário Porto Camargo, um dos pontos turísticos mais movimentados do Rio Paraná. Motivo: no domingo (4) acontecerá a esperada Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, que emplaca a sua terceira edição com absoluto sucesso pois vem atraindo a cada ano mais e mais turistas e católicos.

A programação festiva será aberta às 9 horas da manhã, com a celebração da missa especial. Em seguida acontecerá a Hidro Maria - a longa procissão fluvial. Será o ponto alto do evento, como aconteceu antes, formando uma extensa procissão fluvial reunindo centenas de pessoas e muitas embarcações, percorrendo mansamente as águas do grande rio num grande espetáculo de fé e emoção tanto para quem participa como para quem a acompanha desde as margens do rio.

O encerramento, com início ao meio-dia, acontecerá durante grande almoço, uma deliciosa churrascada, reunindo todos os participantes.

MEIO SÉCULO DEPOIS...

A primeira procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes - protetora de quem viaja pelos mares e rios - ocorreu no Porto Camargo em 1964 e desde então nunca mais houve outra.

Passados 52 anos em que a homenagem não acontecia, em 31 de janeiro de 2016 a comunidade resolveu resgatar as celebrações. Primeiro, construiu uma bela gruta bem no centro do Balneário de Porto Camargo, para abrigar a imagem da santa.

E, então, para inaugurá-la aconteceu a primeira festa depois de tanto tempo, realizada entre os distritos de Porto Figueira e Porto Camargo, no rio Paraná. A celebração teve Missa no Porto Figueira com a presença da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Logo após a missa, a imagem seguiu pelo Rio Paraná até as margens do Porto Camargo, onde foi recebida pelos moradores e fiéis que aguardavam ansiosos a chegada dos barcos.

O momento da chegada da procissão dos barcos emocionou os presentes, que oravam e se agitavam para ver e tocar a imagem e prestar sua homenagem. A procissão seguiu até a gruta, que recebeu a imagem em cerimônia de inauguração e benção, com a presença de diversas autoridades e a população do balneário.

Fonte: Coluna Italo


 

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Icaraíma 24 Horas (grupo Umuarama 24 Horas)
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados.
44 8418-7393
Por:
X FECHAR