Após quase seis meses em análise, Estado confirma nova morte por covid em Umuarama
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou no final da tarde de terça-feira (26) a confirmação da morte de uma senhora de 88 anos, por complicações em decorrência da covid-19. O óbito ocorreu no dia 15 de fevereiro deste ano, no domicílio da paciente, que havia tomado três doses da vacina porém, por possuir comorbidades graves (esquizofrenia e alzheimer), o laudo oficial indicando a causa mortis como ‘complicações em decorrência do coronavírus’ foi apresentado pela Sesa só agora.
De acordo com Franzimar Siqueira de Morais, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, há outros casos em análise na Sesa e a demora [na divulgação dos resultados] se deu pelo excesso de exames enviados por todas as Regionais de Saúde do Paraná nos períodos mais críticos da pandemia de coronavírus. “Felizmente agora temos uma redução no número de casos diários, desta forma a Sesa tem conseguido atualizar suas demandas. Acreditamos que haverá algumas modificações nos relatórios e boletins sobre a covid-19, tanto confirmando quanto descartando óbitos em nossa cidade”, explica.
Ele destaca que as Declarações de Óbito (D.O.) são enviadas à Regional de Saúde que, após análise, divulga os números oficiais. “Apenas em posse de números oficiais é que montamos o nosso Boletim Covid”, especifica. Desta forma, após a Secretaria Municipal de Saúde informar que há 154 dias nenhuma morte havia sido registrada em Umuarama, o total de óbitos agora subiu para 340, com dados registrados desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020.
O Boletim Covid desta quarta-feira (27) traz a informação de que cinco novos casos foram confirmados, sendo duas mulheres, três homens e nenhuma criança. Dois idosos de Umuarama continuam internados na enfermaria do hospital Cemil: um de 92 anos, que tomou três doses da vacina, e outro de 99 anos, que tomou duas doses do imunizante.
O número de casos suspeitos é de 21 e o de casos ativos 68, indicando que existem hoje 89 pessoas em isolamento domiciliar. Neste período de 27 meses, 38.778 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus e deste total 38.371 se recuperaram. Em 207 dias (de 1° de janeiro até 27 de julho de 2022), 18.353 pessoas receberam diagnósticos positivos da doença (foram 9.387 mulheres, 6.868 homens e 2.098 crianças). Em julho, a média de casos está em 11 por dia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o cruzamento da taxa de positividade com o índice de internamentos classifica a cidade com “Bandeira Verde”.
Facebook Comments