Parabéns Icaraíma por seus 63 anos de história
Terra abençoada
Assim apresentamos nossa majestosa ICARAÍMA. Pois é o que significa esse nome em tupi-guarani. Já na língua dos primeiros habitantes da região, os “caingangues”, Icaraíma, significa: Lugar Sagrado. Para os primeiros habitantes nossa terra é fértil, próspera e de gente hospitaleira.
Aqui já foi e continua sendo, terra de muitas riquezas. Ao longo de sua história, a cidade viveu várias fases: O destaque para a produção do café e as belezas naturais, que sempre atraíram olhares de sua gente e dos seus visitantes.
É importante destacar que em 1955 a Companhia Brasileira de Imigração e Colonização (COBRIMCO), dirigida pelo Sr. Hermes Vissoto, corretor à época, este à frente do loteamento, desmatamento da cidade, a qual já estava sendo habitada desde 1.952, por pessoas oriundas do Norte e Nordeste do país, e dos países: Portugal e Paraguai; que com trabalho árduo e força de vontade, desbravaram e região e contribuíram para o desenvolvimento da cidade de ICARAÍMA.
“Em 1953, instalou-se a primeira indústria madeireira da cidade, a Serraria Bandeirantes Ltda, e no ano seguinte chega à Icaraíma, o Hotel São Paulo, a Pensão Real e a Casa Silva”.(Fonte: Programa Interlegis).
De acordo com informações do Programa Interlegis, a Companhia Brasileira de Imigração de Colonização realizou primeiro concurso municipal “a partir de 25 de junho de 1955, quando a primeira criança nascida em Icaraíma ganharia um lote de terra na sede do Munícipio”. E assim aconteceu. A primeira criança icaraimense, a ganhar o concurso promovido pela COBRIMCO, foi Iracema da Silva, filha do casal José e Ercília da Silva.
Apesar do povoado existente, à época, somente em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, Icaraíma foi emancipada e elevada à categoria de município.
No ano seguinte, o Sr. José de Cardeal de Souza, foi nomeado o primeiro prefeito do município. E um ano depois em 1962, o senhor Natal Manosso, toma posse como primeiro prefeito eleito pelo povo. O município de Icaraíma, tornou pungente e abençoado pelo trabalho e dedicação de seus munícipes nos distritos de Vila Rica do Ivaí, grande produtor de cereais, tornando pólo produtor de café, milho e feijão.
E Porto Camargo, principal Porto do município a margem do Rio Paraná, local de embarque e desembarque de produtos alimentícios, gado e madeira, oriundos do Estado do Mato Grosso do Sul, via fluvial. Atualmente Porto Camargo, devido as belezas naturais, criadas pelo Senhor do Universo, com um toque de engenharia humana, tornou-se o maior atrativo turístico regional, sendo reconhecido como umpolo turístico do noroeste paranaense. Tornando o município de Icaraíma um dos municípios mais importantes da fronteira entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Além do potencial turístico, Icaraíma, conta com grandes homens do agronegócio, especialmente na produção de mandioca e a pecuária.
A abençoada ICARAÍMA, preserva sua cultura, sua beleza e sua história. É comum ouvir as belas histórias de alguns poucos sobreviventes de uma era de muitas lutas e desafios, quase que inacreditáveis no início. A construção da estrada Boiadeira, por exemplo, um projeto de cerca de 120 anos; concluído recentemente.
O potencial turístico do município, tornando-se visível pelos olhos turistas do Brasil e do mundo, atraindo turistas e consequentemente atraindo investimentos.
E acreditando nesse potencial, um homem simples e humilde, Marcos Alex, torna-se prefeito de sua cidade, dedicado sua vida e esforço, de forma corajosa, aceitou o desafio de mudar a história do município. Lutou por melhorias, tanto na cidade, quanto no interior do município. Corajosamente enfrentou um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do Balneário Porto Camargo, a regularização fundiária, uma ação que contribuiu sensivelmente para o desenvolvimento e crescimento do Porto; e em seu último mandato como prefeito municipal, em parceria com governo do Estado, está mudando o visual da cidade e em especial do Balneário Porto Camargo.
PARABÉNS ICARAÍMA, TERRA ABENÇOADA
Lúcio Freire – Portal Visite Porto Camargo
Facebook Comments