Icaraíma, 11 de janeiro de 2025

Secretaria de Saúde de Icaraíma apresentou relatório de atendimento de julho 2023.

Secretaria de Saúde de Icaraíma apresentou relatório de atendimento de julho 2023.

Esses últimos dias foi intenso a procura de pacientes nas unidades de atendimento à saúde do município de Icaraíma.

O movimento chamou atenção de a reportagem do Portal Icaraíma.

Então procuramos o secretário de Saúde, Laercio Fernandes e solicitamos um relatório, pelo menos dos últimos dois meses: julho e agosto de 2023.

Para a surpresa de todos, o relatório surpreende, haja vista se tratar de um município relativamente pequeno, para o número de atendimento; tanto na cidade, quanto nos dois distritos onde há unidades de atendimento primário à saúde.

Os distritos de Porto Camargo e Vila Rica do Ivaí.No relatório, referente a julho, reduzir o máximo de informações para publicar somente um resumo do atendimento realizado durante o mês de julho.

Começamos com:

Atendimento primário a saúde da família, um total de 2.202 atendimentos;

UPA, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas 1.924 atendimentos;

Unidade de Atenção à Saúde, Vila Rica do Ivaí – 435 atendimentos;

Unidade de Atenção à Saúde de Porto Camargo 306 atendimentos;

NASFI Icaraíma 15 atendimentos;

Total de Atendimento4.882 Pacientes.

Esses foram os atendimentos a consultas. Esse número elevado, chamou atenção de nossa reportagem.

Nesse relatório não constam os números de encaminhamentos para exames, solicitações de ambulâncias, transportes de pacientes para Umuarama; e encaminhamentos para os diversos profissionais de saúde das diferentes especialidades.

Naturalmente que para atender toda essa demanda envolve um grande número de profissionais em todas as unidades. E um custo elevado para as despesas com esses serviços.

Estamos levantando sobre um porquê do aumento de pacientes principalmente idosos e crianças que têm aumentado nos últimos meses, isso também acarreta aumento de gastos da saúde.

Mas o que podemos destacar é que o aumento de pacientes na UPA nos últimos dias, se deve ao número de pacientes com sintomas de gripes, tosses e doenças crônicas; que se agravam com a mudança de temperatura. Nessa época, com o frio é possível aumentar o número de pacientes à procura de saúde nas unidades do município.

E segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os recursos financeiros aplicados à saúde estão maiores que o percentual mínimo, e isso se deve à necessidade de oferecer uma maior assistência à população.

Os serviços são ofertados pelo município, estado e repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo com as dificuldades, a Prefeitura tem garantido a continuidade do atendimento à saúde, através de recursos próprios, pois, mesmo com os recursos federais repassados não são suficientes para garantir os serviços necessários.

Principalmente porque, no momento, caiu a arrecadação do município.

Lúcio Freire dos Santos

Facebook Comments