Icaraíma, 20 de abril de 2025

Empresa de ônibus suspende linha para Porto Camargo, alegando falta de passageiros.

Empresa de ônibus suspende linha para Porto Camargo, alegando falta de passageiros.

A Empresa de ônibus PG Tur que opera a linha Umuarama, Icaraíma, Porto Camargo e Naviraí, MS., a serviço da empresa Expresso Nossa Senhora de Fátima, suspendeu o transporte que faz o trajeto entre Umuarama, Porto Camargo, PR. e Naviraí, MS. Desde o dia 09 de setembro, após uma semana de comunicado aos usuários.

A empresa prestava os serviços os serviços duas vezes por dia. Indo pela manhã até Naviraí, MS., e retornando, ainda pela manhã à Umuarama, com escala em Porto Camargo, Icaraíma e o Distrito de Santa Elisa. E após o almoço, o ônibus fazia o mesmo trajeto, saindo de Umuarama, Santa Elisa. Icaraíma e Naviraí.

Apesar da reclamação dos usuários, apuramos que não há previsão de retorno da linha para Porto Camargo e Naviraí.

Mas a empresa continua operando normalmente entre Umuarama e Icaraíma, duas vezes por dia. Saindo de Icaraíma, às 6h20min., retornando às 11h40min., e retornando a Umuarama às 14h20min., e retornando a Icaraíma às 17h00min.

Segundo o que apurou a reportagem de o “Portal Icaraíma”, “o grande problema é que não há passageiros para manter a linha em operação”; e as despesas com o veículos, motoristas e pedágios, são muitos altas para percorrer o trajeto com o ônibus vazio”.

Ainda segundo informações de um dos condutores da linha: “As pessoas preferem viajar em veículos que fazem o transporte clandestino do que com o ônibus”.

Do outro lado, os usuários afirmam que “os horários não batem” com as suas necessidades. E por isso “pegam carona” ou pagam outros transportes alternativos.

É importante ressaltar que a empresa Nossa Senhora de Fátima detém a concessão dessa linha e, portanto, nenhuma ou empresa poderá prestar esses serviços sem devida autorização.

Outrossim, a falta de um coletivo fazendo a linha para o Balneário Porto Camargo dificulta o acesso aos usuários que fazem do local, seu destino turístico. Nem todos os usuários ou turistas tem veículo próprio para chegar ao local considerado como “Polo” turístico regional. Principalmente nos finais de semana.

Cabe neste caso, uma intervenção da Câmara Municipal de vereadores de Icaraíma. Pois o município é o maior interessado em que a linha continue ativa, pelo menos até Porto Camargo.

Lucio Freire – Da Redação

Facebook Comments