Icaraíma, 13 de janeiro de 2025

Buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar entram no quarto dia

Buscas por avião de Umuarama que desapareceu na Serra do Mar entram no quarto dia

Foi iniciado nesta quinta-feira (6) o quarto dia de buscas pelo monomotor Piper Arrow PA-28R-200 que desapareceu na região da Serra do Mar, no litoral parananese, após decolar de Umuarama na última segunda-feira (3) com três umuaramenses.

Nesta quarta-feira (5), as buscas seguiram comandadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) com auxílio de quatro aeronaves: um avião modelo pelicano do Salvaero e um helicóptero Black Hawk da FAB; um helicóptero com infravermelho do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA); e um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná.

Os trabalhos ultrapassaram as oito horas, porém além da densa vegetação do terreno, outro fator que dificulta a procura é a neblina que surge ocasionalmente e impossibilita a visualização aérea. Ainda há a possibilidade que o piloto do avião desaparecido tenha alterado a rota devido ao mau tempo ou algum outro fator – porém a hipótese não foi confirmada.

Além das equipes aéreas, as buscas em solo foram feitas com 50 pessoas, dentre bombeiros militares e voluntários. As equipes utilizaram drones para auxiliar na visualização do terreno – que é demasiadamente íngreme, de mata fechada e difícil acesso.

Piper Arrow decolou de Umuarama por volta das 7h50 de segunda-feira e estava previsto para pousar em Paranaguá por volta das 11h da manhã do mesmo dia, o que nunca aconteceu.

A aeronave era ocupada pelos umuaramenses Felipe Furquim, de 35 anos; e Heitor Guilherme Genowei Junior, de 42, ambos servidores do Governo do Paraná. Também havia o piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.

Facebook Comments