Icaraíma, 12 de janeiro de 2025

Formação: PM do Paraná tem maior efetivo feminino de sua história.

Formação: PM do Paraná tem maior efetivo feminino de sua história.

Entre o novo contingente da Polícia Militar, quase um quinto é de mulheres (18,8%), o maior ingresso desse público de uma só vez. São 467 novas policiais reforçando as fileiras da segurança pública do Paraná.

A formatura de terça reuniu 459 policiais do sexo feminino. O grande número de mulheres que participaram da formação para a Polícia Militar repete o que já tinha ocorrido no Corpo de Bombeiros, que teve a maior contratação feminina de sua história.

Na formatura realizada em maio deste ano, 47 mulheres se graduaram, 11% do efetivo que concluiu a formação, que contou com 419 formandos.

As mulheres formandas demonstraram grande animação com esse novo momento. Samira Azar, 32 anos, disse que há alguns anos batalhava por esse momento. Ela é natural de Brasília (Distrito Federal). “Fiz concurso em vários estados e gostei de Curitiba, Paraná. Agora chegamos ao fim e ao começo de uma nova jornada. E agora sou parte da família da PMPR”, disse. Ela também comemorou o grande efetivo feminino. “No Paraná não tem limitação de vagas para mulheres. Para mim essa inserção é muito importante. E no Curso de Formação encontrei uma família mesmo, com profissionais muito atenciosos. Processo foi árduo, mas muito bem embasado”.

Jozana de Araújo Rios Lima, de 33 anos, que veio do Piauí, também é uma das novas policiais do Estado. “Vim para o Paraná para fazer o concurso. Minha família tem muitos policiais. E como mulher é um orgulho muito grande. Sempre quis essa carreira”, disse. “E um grande diferencial foi o Curso de Formação. No estágio colocamos em prática tudo o que aprendemos e vimos que estamos preparados”. “Já estive nas Forças Armadas e sempre foi um sonho, desde criança. Foi um processo difícil de estudo, aprovação no concurso, preparação para esse momento. Agora vamos ajudar muito a sociedade paranaense”.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a excelência da formação. “Nós fizemos questão de escolher os melhores coordenadores do Estado, os melhores coordenadores para que estes policiais tivessem a melhor preparação, para que estas turmas fossem as melhores dos últimos anos. Foram vários testes físicos, psicológicos, madrugadas sem dormir, frio, distância da família, enfim, preparando estes policiais, sem deixar de lado a sensibilidade e o amor ao próximo”, afirmou.

PARABÉNS A TODOS OS FORMANDOS

Lúcio Freire – Da Re

Facebook Comments