Com caso em Icaraima, Paraná já confirmou doze diagnósticos de Febre do Oropouche
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou até o início de outubro foram 12 casos do Oropouche importados no Estado e o Ministério da Saúde investiga uma morte suspeita pela doença no Paraná. Em todo o país já são quase 8 mil casos neste ano, em 22 Estados, e dois óbitos confirmados na Bahia.
O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), por meio de uma unidade sentinela, que faz amostragem de sangue em pacientes.
A febre do oropouche é uma enfermidade provocada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, pertencente à família Peribunyaviridae. É transmitida por mosquitos do gênero Culicoides, popularmente conhecidos como “maruim” ou “mosquito pólvora”. Geralmente é encontrado em regiões com alta umidade e presença de matéria orgânica.
SINTOMAS
Similares aos sintomas da dengue, as principais reações provocadas pelo vírus são dor de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia. Também pode evoluir para diagnósticos mais graves, como manifestações hemorrágicas. Atualmente, não existe vacina ou tratamento específico para a doença. Pacientes que possuírem os sintomas devem permanecer em repouso, realizando o tratamento sintomático e mantendo acompanhamento médico.
Facebook Comments