Urgência e Emergência foi o tema da reunião da 15ª Conferência Municipal de Saúde em Icaraíma
Estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira (22), membros do Conselho Municipal de Saúde do município de Icaraíma e convidados para a realização da 15ª Conferencia Municipal de Saúde, para debaterem sobre assuntos relativos aos atendimentos no setor.
O evento contou com colaboradores ligados diretamente a saúde do município, além de convidados que interagem diretamente com este setor, autoridades municipais e a população em geral. Em resumo, o objetivo do encontro foi determinar e esclarecer quais são as situações que são caracterizadas em urgência e emergência.
Dentro da ótica hospitalar ficou claro durante o evento que é necessário reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência. De forma coordenada, foi explicado os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhorar e organizar a assistência nesses dois setores. Desta forma, a Rede de Urgência e Emergência tem como prioridade a reorganização das linhas de cuidados prioritárias de traumatologia, cardiovascular e cerebrovascular no âmbito da atenção hospitalar e sua articulação com os demais pontos de atenção.
Tratado com eficácia pelas Palestrantes, representando o SAMU, Gabriela Espolador e representando a Regional de Saúde Viviane, elas colocaram que as diferenças entre urgência e emergência estão definidas da seguinte forma: Na emergência há uma ameaça imediata para o bem-estar do paciente, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada. Na emergência, o aparecimento é súbito e imprevisto, exigindo solução imediata, e na urgência não, porém a solução deve ser em curto prazo.O evento ocorreu no auditório do SIRI e foi organizado pela equipe do Conselho de Saúde e colaboradores: Márcia Zambon (Presidente), Mariane, Bruna, Sandra, Ana Lucia, Wangela e Renata. O Secretário de Saúde do Município esteve presente e abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando que este tema é de extrema importância para que a população e os usuários da saúde saibam definir as diferenças entre urgência e emergência.
Assessoria Prefeitura
Facebook Comments